Castelo do Marvão

O Castelo de Marvão está presente na região conhecida como Alentejo. Para ser mais exato, o Castelo de Marvão está localizado em Portugal na vila de Santa Maria de Marvão.

O castelo está em uma posição estratégica sobre a linha da raia e dominante sobre a vila. No passado, o castelo controlava a passagem do rio Sever, uma afluente do rio Tejo. Essa característica chamou a atenção de vários monarcas, o que resultou em enumeras campanhas de remodelação que levaram o Castelo de Marvão ao seu aspecto atual.

Marvão possui esse nome graças a Ibn Marwan, proveniente do Islão peninsular que no final do século IX aqui residiu.

Características

O Castelo de Marvão tem seus muros reforçados por torres que estão distribuidas em linhas defensivas concêntricas:

A linha interna é reforçada por um cubelo e duas torres, sendo absorvida pela Torre de Menagem, um torre de planta quadrada.

A linha intermediária apresenta ameias e é reforçada por torres maciças assim como a linha interna;
A linha externa é a linha composta pelo barbacã, um ponto de onde começa a cerca que envolve o monte e resume a vila. No final do século XVII houve reformulação dessa defesa o que converteu o castelo na cidadela da fortaleza abaluartada.

Assim como a maioria das fortificações, com o passar do tempo, o Castelo do Marvão foi se transformando ao aderir a novas tecnologias de guerra. Para reforçar as entradas presentes na cerca urbana veio a fortificação abaluartada. Além disso, tal fortificação reforçou a parte mais vulnerável do Castelo: a continuação da crista. A fortificação contou com uma vantagem, graças as características orográficas do lugar em que se encontrava, os cuidados só eram necessários em um pequeno número de pontos.

Até hoje é lembrado que o castelo foi usado como refúgio pelos sefarditas (judeus espanhóis).

O castelo também já foi conhecido como Ninho de Águias graças a uma especia que construía ninhos no seu topo. Mas não só pelas aves esse castelo é conhecido, na verdade, o mesmo se encontra numa região de diversidade contando com uma vasta variedade de espécies.

Apesar dos séculos de existência, o estado de conservação do castelo é admirável. Inclusive, até os dias de hoje o mesmo está aberto para visitantes, sendo considerado um ponto turístico por pessoas do mundo todo.

Diversas lendas também rodeiam o castelo, a mais conhecida delas é a de nossa senhora da estrela.