Por um bom tempo Alentejana foi a terra do trigo e das planícies enormes, um lugar belo onde era comum ver porcos pastando nos olivais. Não podendo ser diferente, hoje essa terra tem o pão, o azeite e o porco como base de sua cozinha.

Coisas como hortelã, poejos, orégão, coentros, azeite, cebola e outras ervas fazem parte dos temperos mais usados junto aos ingredientes principais. Tais temperos fazem parte da história da gastronomia da região, remontando de uma época quando o lugar se resumia a uma área rural.

A gastronomia da região também é conhecida pelos irresistíveis pratos de petiscos. Pratos como ovos mexidos preparados com espargos selvagens, torresmos, pimentos assados e etc são de uma tentação fora do comum.

É claro, não podemos deixar de falar das sopas, que neste cenário podem ser consideradas obrigatórias. Dentre as mais famosas estão: Sopa de tomate, Sopa de toucinho, Sopa de cação, Sopa da panela, Sopa de beldroegas e por ai vai. As sopas são tão importantes nessa região que muitas vezes elas são o prato principal, o que não é comum na maioria das cozinhas da Europa.

Se estiver no litoral, o que vale a pena experimentar é o famoso peixe fresco da costa ou outros pratos especialidades. Estamos falando dos percebes ou os pratos acompanhados por amêijoa, a carne de porco à alentejana é um exemplo.

Não importa quando você quer comer, seja antes, durante ou depois, temos a obrigação de falar sobre os queijos curados, as azeitonas e os enchidos. No que diz respeito as sobremesas, elas sempre remontam as receitas à tradição conventual, onde a doçaria é feita tendo como base ovos, gila e amêndoas. Dentre os destaques podemos citar o pão de rala, as barrigas de freira e as encharcadas.

A gastronomia Alentejana trata-se de algo que permaneceu fiel as suas raízes com o passar do tempo. Quando falamos dela, falamos de tradição. Variações são comuns, isso é um fato. As sopas e açordas por exemplo, podem ser encontradas em suas receitas originais e em suas variantes presentes em toda Portugal.

Quando falamos sobre fidelidade as raízes, estamos falando sobre algo muito forte, algo que pode ser percebido quando notamos que até mesmos a maioria dos temperos dos pratos tradicionais não mudaram com o passar do tempo. Mas independente de sua tradição, estamos falando de uma cozinha com pratos que só podem ser definidos como tentadores.